Monday, August 11, 2008

Agora lendo......



O livro veio parar-me às mãos como acontece com a maioria das pessoas, através da recomendação de amigos ou familiares.
Há várias razões para já me ter cruzado com este livro, mas acredito que as coisas acontecem por uma razão.
Neste caso, haveria que esperar, e a razão é simples: estou na idade certa para amar Rubem Fonseca, e para conseguir reconhecer em mim a multiplicidades de mulheres que Rubem constrói neste maravilhoso livro de contos.
Numa crónica que Eduardo Pita escreveu há tempos sobre a edição em Portugal deste livro, pela Campo das Letras, é dito: «A literatura chegou tarde — o primeiro livro foi publicado em 1963, quando ele tinha 38 anos —, sim, e em grande forma.»
Pois é exactamente nessa idade (e nesse estado) que o livro me apanha, e o que poderá ser considerado tarde para o escritor, nao o é para mim enquanto leitora.
O livro é genial, eminentemente adictivo, cheio de mulheres vadias, homens ingénuos mas nada inocentes, e desfechos cheios de ironia.
Um livro delicioso.

No comments: