Saturday, November 11, 2006

Para a minha amiga Paula


Céu e Terra
Os Dois Recheados de Manteiga

1. Esses dois recheados de manteiga, belos mestres de todas as criaturas, amplos e largos, fecundos de mel, lindamente adornados – céu e terra foram, pela lei de Varuna, disjuntos; sem envelhecer, eles são ricos em geração.
2. Incansáveis, ricos em correntes, recheados de leite, esses dois cujos votos são puros e nutridos de manteiga. Vós, duas metades do mundo, regentes deste universo, vertei sobre nós a semente que deu forma à humanidade.
3. O mortal que vos faz oferendas, ó metades do mundo, fontes de vigor, para que possa caminhar pelo trilho certo, deverá vingar; ele renasce pela sua prole como ordena a lei. Criaturas de várias formas mas com um só voto verteram de vós.
4. Guardados na manteiga estão o céu e a terra, belos na manteiga, saciados na manteiga, devoltos em manteiga. Amplos e largos, eles são os primeiros sacerdotes na escolha do sacerdote da oblação. É a eles que os sacerdotes oram quando buscam caridade.
5. Céu e terra que jorram com o mel, que são nutridos de mel, que têm mel por voto, deixai-os encharcar-nos em mel, trazendo o sacrifício e a prosperidade aos deuses, grande fama, o prémio da vitória e virilidade para nós.
6. Céu e terra, omniscientes pai e mãe que alcançam feitos maravilhosos – que inchem de comida que nos alimente. Deixai que as duas metades do mundo que juntos trabalham em benefício de todos nós, juntas lancem sobre nós o proveito, e o prémio da vitória e a prosperidade.



1200 A.C. - Texto originário da India
in Rosa do Mundo – 2001 poemas para o futuro
tradução: Manuel João Magalhães